Yoga Infantil

 

O Yoga Infantil realiza um trabalho simultâneo com o corpo e a mente. Sua prática traz equilíbrio, força e flexibilidade, tornando-nos mais  atentos e confiantes.

Através de técnicas de respiração e posturas corretas, crianças hiperativas ficam mais calmas, aumentando sua capacidade de concentração, e crianças com um ritmo lento ou apáticas são capazes de aumentar a vivacidade. Essa prática pode começar a partir dos três anos de idade e continuar pelo resto da vida.

Pesquisas científicas, realizadas sobre o efeito do yoga na saúde infantil, mostram que sua prática regular mantém as crianças saudáveis, pois fortalece seu sistema imunológico e proporciona o funcionamento perfeito de músculos, órgãos e glândulas.

O yoga traz também a adoção de bons hábitos posturais. Ás vezes, esquecemos que as crianças carregam mochilas pesadas todos os dias e ficam muito tempo sentadas em cadeiras inadequadas. A melhor maneira de prevenir problemas de postura no adulto é adquirir bons hábitos ainda na infância.

As aulas de Yoga Infantil iniciam com exercícios de respiração (pranayamas). É o ar que entra pelo nariz, quando respiramos, que leva nutrientes para todo o corpo. Quando não respiramos bem nos sentimos mais cansados e adoecemos com mais freqüência.

As técnicas yogis são úteis quando a criança sofre de asma, pois os exercícios de respiração ajudam a corrigir padrões incorretos e também fortalecem o sistema respiratório, auxiliando no surgimento de uma crise.

Após os exercícios de respiração, preparamos nosso corpo com um aquecimento, movimentando  todas as nossas articulações.

Na parte principal da aula, aprende-se as posturas (ásanas) e seus benefícios para o corpo e a mente, além de mantras (sons) e mudrás (gestos feitos com as mãos que ajudam a gerar mais energia em nosso corpo).

 

A aula termina com um relaxamento.